Guia de instalação de Alargadores de Vias no seu carro.

18 junho 2013, terça-feira . Mitrosport

Guia de Instalação de alargadores de Vias

Guia completo de instalação de alargadores de vias com duplo centrador passo a passo! Faça você mesmo.

Notas: também são conhecidos por espaçadores de jantes, separadores ou mesmo por bolachas.

Para que servem os alargadores de vias com duplo centrador?

Em muitos carros a roda fica bastante para dentro da cave de rodas, como pode ver na foto abaixo:

 

  Ao aplicar os alargadores, a jante irá "sair" mais para fora, ficando assim mais próximo da cave de roda e melhorar assim a estética do carro, como pode ver na foto abaixo:

  

Os alargadores/ espaçadores de vias são um acessório de fácil instalação, que de um modo simples fazem uma grande diferença no visual do seu carro. Por isso vamos demonstrar passo a passo como fazer a instalação de uns alargadores de vias.

Instalação dos Alargadores de Vias 

A demonstração será feita na nossa oficina, mas facilmente o poderá fazer você mesmo em sua casa, basta para isso utilizar as seguintes ferramentas que todos os carros têm: 

Material necessário:

Material para colocar Alargadores de Vias

Passos da Instalação

Tempo estimado para aplicação dos alargadores: 15 a 25 minutos

 

1º Passo:

Antes de levantar o carro, desapertar os parafusos da jante meia volta, de modo a aliviar o aperto da roda, pois é mais facil de o fazer com o carro no chão.

 2º Passo

Levantar o carro, nós utilizamos o elevador da nossa oficina, mas vocês podem utilizar o macaco que equipa o carro para mudar o pneu suplente ( verificar manual de instruções do veículo para uma correcta utilização do macaco!!)

3º passo

Desapertar os parafusos da roda, e retirar a roda do carro.

 

4º Passo

Verificar se no disco / cubo da roda, onde irá ser aplicado o alargador, tem alguma sujidade / ferrugem. Caso tenha, convém limpar, pois devido ao alargador ser exactamente da medida do centro da roda pode ser mais dificil de encaixar. Recomendo a utilização de uma lixa fina, ou escova de arame, assim como um pano com um liquido removente de sujidade. Pode ver o exemplo na foto que se segue:

  

Na foto da esquerda vemos o estado do cubo da roda ao retirar a jante. Na foto da direita podemos ver o Cubo já limpo e pronto para receber o alargador.

 5º Passo

Instalar o alargador no cubo / Disco.

 

Os alargadores de vias com duplo centrador, são feitos à medida do carro, de modo a que a sua aplicação não provoque folgas, assim como trepidações na roda.

Como pode ver nas fotos acima, o centrador encaixa na perfeição no Cubo do carro, e deixa no exterior o mesmo suporte para fixar e centrar a jante do carro.

Neste modelo, como o carro permite o alargador é fixado pelo parafuso que traz no cubo, embora hajam carros em que isso não aconteça, ou seja não é obrigatório fixar o alargador ao cubo / disco.

 

 

Nas fotos acima podemos ver com mais detalhe a forma como o espaçador fica mesmo justo ao centro original.

Na foto da direita podemos observar o o alargador já encaixado alinhado com a furação original e pronto para a jante ser aparafusada.

 6º Passo

Montar a jante novamente no carro.

Os Kit de alargadores de vias comercializados pela Mitrosport.com.pt já vêm com os parafusos compridos, pois uma vez que a função dos espaçadores de vias é "puxar" a jante para fora, os parafusos originais já não servem para aparafusar a jante do carro!

  

Na foto da esquerda temos os parafusos que são fornecidos no kit de alargadores de vias, estes parafusos são mais compridos que os normais.
Na foto da direita podemos ver a diferença entre os parafusos originais, e os parafusos que vêm incluídos no kit de separadores de vias

 

 

Jante no sitio e apertada.

Após este passo, convém sempre, e com atenção, fazer rodar a jante para ver se os parafusos não pegam dentro! Muito raramente isso acontece, mas convém verificar.

 

Resultado final da instalação dos alargadores / espaçadores de vias no Seat Ibiza

Aqui deixamos fotos do resultado final da aplicação de alargadores de vias nesta Ibiza 1.9 TDI 6K2

 

Na loja www.mitrosport.com.pt comercializamos alargadores de vias a baixo preço, visite-nos e comprove.

Para mais informações ou pedido de orçamentos, contacte-nos

Mitrosport, especialista na Venda de Peças Auto e Material de Tuning

Regressar aos posts »

mitrosport

Mitrosport

Especialista na Venda de Peças Auto e Tuning

 

Newsletter