Saiba porque deve verificar o estado dos amortecedores do seu carro.

29 outubro 2013, terça-feira . Mitrosport

Os amortecedores são um componente da suspensão.

Para lhe falar de amortecedores antes temos de lhe falar um pouco sobre a suspensão do carro! A suspensão do carro é responsável pela ligação do carro ao solo, de modo a permitir absorver a rigigez do chassis para tornar o carro confortável e ao mesmo tempo garantir o máximo de fricção entre o pneu e a estrada.

A suspensão é constituída por:

  • amortecedores
  • molas
  • barras estabilizadoras
  • casquilhos
  • braço ou triângulo.

Estes componentes todos juntos é que vão dar estabilidade e conforto ao carro. De todos estes componentes os amortecedores são os que acabam por ter maior importância devido à função que desempenham.

suspensão de um automóvel.

Imagem de uma suspensão de um automóvel.

 

Como funciona a suspensão

 Detalhes da suspensão de um carro

 Na imagem acima, podemos ver mais detalhadamente a suspensão de um carro.

Como podemos observar, o amortecedor + mola são responsáveis por absorver e amortecer as irregularidades do piso e ao mesmo tempo aplicar o máximo de força nos pneus para que estes assegurem a estabilidade e segurança do carro. Enquanto que os braços e triangulos fazem a ligação entre o chassis e o amortecedor/ mola e roda.

Na imagem abaixo podemos observar o desempenho da suspensão ao curvar.

 

Podemos observar as rodas do carro que estão do lado oposto da curva a absorver o peso do carro provocado pela força centrifuga ao curvar, enquanto que as rodas do lado da curva, apesar da inclinação do chassis do carro, continuam firmemente no chão e a fornecer toda a tracção e aderência ao piso que o carro necessita.

Qual a função dos amortecedores na suspensão automóvel?

Os amortecedores têm como função amortecer as oscilações do veículo provocadas pelas irregularidades do piso, mantendo o pneu sempre em contacto com a estrada. 

Porque é que a suspensão oscila?

Sempre que o carro, arranca, trava, curva, ou enfrenta qualquer irregularidade no piso vai provocar uma oscilação do chassis. As molas de suspensão têm como função absorver essas oscilações, enquanto que os amortecedores têm a função de amortecer as oscilações das molas, para que o carro não fique a balançar continuamente.

Porque se desgastam os amortecedores?

O amortecedor é um componente do seu carro com tempo de vida útil limitado.

Os amortecedores, tal como os pneus ou pastilhas de travão, desgastam-se com a sua utilização no dia a dia. No entanto, como se trata de um componente do carro que não esta à vista, não se  pode ver tão facilmente quando será a altura de os mudar.

Devido ao seu longo tempo em que ocorre o desgate, o condutor vai se habituando ao comportamento do carro sem que tenha noção dos perigos que corre. Vamos por isso dar lhe aqui algumas dicas para que se aperceba dos "sintomas" que o carro terá se tiver os amortecedores gastos, assim como os perigos lhe poderá trazer.

Os amortecedores devem ser verificados a cada 20.000 kms, sendo que a sua substituição deverá ser realizada entre os 50.000 a 60.000 kms. 

Como identificar se os amortecedores estão gastos e quais são os perigos que daí podem resultar?

Fraca aderência à estrada, suspensão instável, aumento de probabilidade de aquaplaning: Com o desgaste e perda de eficácia o amortecedor não ira absorver os ressaltos provocados pelas molas, isto fará com que o pneu ande mais tempo no ar e não tenha tanta aderência ao piso, o carro vai balançar muito nas curvas e pode facilmente ocorrer a derrapagem do eixo traseiro do carro em curvas mais acentuadas.

Aumento da distância de travagem e perda de eficácia do ABS: Os amortecedores são essenciais para um bom desempenho dos travões do carro. Sabia que num carro que tenha um amortecedor com desgaste de 50%, a distância de travagem pode aumentar o equivalente de metade do comprimento do veículo? Isto para um veículo que circule a uma velocidade de 50km/h, por vezes é mais do que a distância suficiente para se evitarem acidentes.

Direcção instável: Com o permanente ressalto das rodas, não se consegue manter o volante numa linha direita, dando a ideia que a direcção esta desalinhada, mas este desvio é provocado pela falta de amortecimento e o balanço excessivo da suspensão.

Ineficácia dos pneus: Mesmo tendo o carro equipado com os Pneus de 1ª marca, com as melhores classificações, não irá adiantar de muito se não estiverem em contacto com o piso, o que acontece quando os amortecedores estão gastos.

Iluminação desregulada: O excessivo balanço do carro não permite que a iluminação seja coerente e precisa, balançando também bastante, em aceleração como a frente do carro irá levantar, isso pode provocar encandeamento de outros condutores e por vezes provocar acidentes

Desgaste anormal e prematuro dos pneus: A pressão que a suspensão do carro vai exercer sobre o pneu não vai ser constante nem uniforme, o que provoca um desgaste excessivo, não uniforme e prematuro dos pneus, sem que o condutor tenha consciência disso!

Para além dos perigos inerentes da circulação com amortecedores gastos, ou em mau estado que vão colocar a sua segurança em risco, há também alguns inconvenientes:

Perda de conforto no automóvel: As viagens irão ser mais desconfortáveis devido ás constantes oscilações que o carro irá ter. Para o condutor poderá ser inclusive mais cansativa e stressante, devido ás correcções de trajetória que terá de efectuar por o carro não ter a direcção precisa e pela falta de aderência!

Provoca desgaste prematuro em outros componentes da suspensão: Com os amortecedores gastos, os restantes componentes da suspensão irão ser mais requesitados e ter um desgaste mais agressivo e rápido do que o normal!

Ruídos desconfortáveis no automóvel: Tendência para começar a ouvir barulhos e ruídos provenientes da suspensão. 

Loja Peças Auto

Quer comprar amortecedores a baixo preço? Visite a Loja Online Mitrosport 

Quando for altura de substituir amortecedores do seu carro, Amortecedores de Suspensão Invista na sua segurança e poupe na sua carteira, na Mitrosport comercializamos amortecedores ao preço mais baixo do mercado, faça-nos uma visita e comprove!

Temos amortecedores da marca Street Star a partir de 22,50€ ( exemplo: Amortecedor traseiro Opel Astra G)

Também comercializamos as marcas Bilstein, assim como Kayaba.

Ver também secção Suspensão para automóvel na loja

Regressar aos posts »

mitrosport

Mitrosport

Especialista na Venda de Peças Auto e Tuning

 

Newsletter